Os projetos financiados por emendas parlamentares para fortalecimento da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro relatados nesta página são frutos da parceria entre três grupos universitários – Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ (Soltec), Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Sociais da UFRJ/Macaé (LITS) e um grupo de professores e alunos da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO – e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A parceria entre esses grupos universitários e o MST se iniciou em 2014 e, em 8 anos de atuação, promoveu a realização de dois cursos de extensão registrados na universidade e a conclusão de três projetos financiados por emendas parlamentares em apoio às atividades de produção e comercialização coletivas organizadas nos acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária no estado do Rio de Janeiro

É importante destacar que esses projetos são executados em diálogo permanente com alguns projetos de extensão do SOLTEC, como o CACI e o TICDEMOS.

Nos links a seguir, são encontrados os detalhes da execução de cada um dessas emendas parlamentares:

1. 2019-2020: Emenda Parlamentar do Dep. Wadih Damous (nº 38230025) - Projeto “Apoio aos Assentamentos da Reforma Agrária no estado do Rio de Janeiro”

2. 2021-2022: Emenda Parlamentar da Dep. Talíria Petrone (nº 40700020) - Projeto “Assessoria aos coletivos de produção e comercialização de assentamentos de reforma agrária do estado do Rio de Janeiro”

3. 2021-2022: Emenda Parlamentar do Dep. Marcelo Freixo (nº 41600012) - Projeto “Construção de Ferramentas de Comercialização de Produtos da Reforma Agrária no estado do Rio de Janeiro"