Gestão Participativa

A linha de pesquisa Gestão Participativa discute a participação em três esferas: governamental, em empreendimentos produtivos e em bens de uso comum. Traz uma visão crítica à instrumentalização da participação e baseia-se nos conceitos de autogestão, democracia participativa e gestão compartilhada de recursos naturais com objetivo de pensar na participação como meio para alcance da cidadania e da emancipação do ser humano. Esses conceitos são as bases para as pesquisa-ações em municípios, empreendimentos solidários e em cadeias produtivas que dependam de recursos de uso comum, como a da pesca.

 

Tecnologia Social

Esta linha de pesquisa busca prover bases conceituais em diferentes áreas de conhecimento tecnocientífico com grande relevância socioambiental (e.g. energia, meio ambiente, alimentos, fármacos, valorização de rejeitos). Parte do marco teórico da tecnologia social para desenvolver, de forma participativa, soluções tecnológicas com o objetivo de solucionar questões sociais.

 

Trabalho e Formação Politécnica

A linha de pesquisa Trabalho e Formação Politécnica busca explorar a articulação entre a formação de técnicos e tecnólogos, a formação acadêmica dos professores desses segmentos educacionais e a realidade material da sociedade, vista em perspectiva histórica, com sua organização dos espaços político-econômicos do trabalho. A busca e a afirmação do nexo entre, por um lado, a realidade local, a regional e a global e, por outro, as políticas públicas que norteiam a formação do cidadão - profissional no cenário tecnológico, constituem o campo da busca científica pretendida. Almeja-se produzir conceitos inovadores, com uso de tecnologias apropriadas, para uma ação emancipatória da sociedade para seu desenvolvimento.

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ