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Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

Blockchains e digitalizações de moedas sociais: pensando práticas e desafios na universidade e no Rio de Janeiro

 

Labis Junho 2019LOCAL:
Auditório Maria Irene - NCE – CCMN – UFRJ
Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Rio de Janeiro/RJ.

 

DATA:

04/JUN

 

INSCRIÇÕES ONLINE

http://bit.ly/2WnhT10

VAGAS LIMITADAS

 

Programação:

14h - Abertura: Fernando Severo (LabIS/UFRJ)

14h10 - Mesa: Blockchains Sociais. Mediador: Celso Alvear (NIDES/UFRJ)

14h10 - Blockchain para Transparência: casos de uso do BNDES - José Nogueira (BNDES)

14h35 - O Projeto Cristal e a blockchain comunitária - Pablo Tutino (Waba Network)

15h - Criptomoedas sociais (Social Criptocurrencies) - Eduardo Diniz (EAESP/FGV)

15h25 - Debate

16h - Mesa: Moedas Sociais e Suas Digitalizações. Mediador: Arthur Leal (UFRJ/LaPIS)

16h10 - O Banco Comunitário da Cidade de Deus e a moeda social - Lizete Martins e Anderson Oriente (PEP/UFRJ)

16h35 - O Banco Comunitário do Preventório e o microcrédito - Sônia Rodrigues (Banco Preventório) e Marcos Rodrigo (NIDES/UFRJ)

17h - O Banco Comunitário Popular de Maricá e a moeda social digital - Natália Sciammarella (Banco Mumbuca) e Luiz Arthur (HCTE/UFRJ)

17h25 - Debate

17h50 - Informes do próximo evento

Seminário 10Maio2019O SOCIUS/CSG-ISEG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações – está organizando o Seminário “O contexto das Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária no Brasil”, apresentado pelo Prof. Doutor Felipe Addor (UFRJ).

 

O Seminário irá ocorrer no dia 10 de maio de 2019,  as 17h, no ISEG, ANFITEATRO 1 (situado no piso 4 do Edifício QUELHAS 6, conforme planta disponível no link: https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/instituicao/ISEG/quem-somos/campus).

 

O programa deste Seminário inclui o Lançamento de dos livros:

Incubadoras tecnológicas de economia solidária: Concepção, metodologia e avaliação - Volume I. Organizadores: Felipe Addor e Camila Rolim Laricchia. -- Rio de Janeiro : Editora UFRJ, 2018.

Incubadoras tecnológicas de economia solidária: Experiências e reflexões a partir da prática - Volume II. Organizadores: Felipe Addor e Camila Rolim Laricchia. -- Rio de Janeiro : Editora UFRJ, 2018.

 

Ambos disponíveis na página: http://nides.ufrj.br/index.php/relatorio-proninc.

A entrada é livre, não sendo necessária inscrição.

 

 

 

 

 

 

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento: Uma reflexão sobre a política de nanotecnologia, a partir dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Noela Invernizzi - Universidade Federal do Paraná


AulaInauguralPPGTDS2019 peqData: 16 maio, ás 14h

Local: Salão Nobre da decania do Centro de Tecnologia


Professora Associada do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná. Formada em Antropologia (Universidade da República, Uruguai), com mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica (Universidade Estadual de Campinas). Fez estágio de pós-doutorado no Center for Science, Policy and Outcomes, Universidade de Columbia, EUA. Foi professora do Programa em Estudos do Desenvolvimento da Universidade Autónoma de Zacatecas, México; pesquisadora visitante no Center for Science, Policy and Outcomes, EUA; e Fellow no Science, Technology and Innovation Program do Woodrow Wilson International Center for Scholars, EUA. Integrou o Comitê Consultivo de Nanotecnologia do MCTI. Co-coordenadora da Rede Latino-Americana Nanotecnologia e Sociedade. Integra o Council da Society for Social Studies of Science (4S) (2017-2020). É presidente da Associação Latino-Americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE) (2018-2020).

Por Equipe Coordenadora PVP
 
victoria acari uspA estudante Victoria Crystina Freitas da Silva, 19 anos, da primeira turma (em 2018) do projeto de extensão Pré Vestibular Popular Educação para o Desenvolvimento Social, promovido pelo NIDES, foi aprovada para o curso de Letras na USP. Além disso, ficou em primeiro lugar na ampla concorrência para o curso Letras - Português/Espanhol na UERJ. Ela é moradora de Acari e estudou no polo localizado nesse território. Após a maravilhosa notícia de sua aprovação, pedimos a ela que respondesse o que achou do projeto e como estava se sentindo. Victoria optou pela USP e encontra-se matriculada na instituição. Compartilhamos abaixo seu emocionante relato.
 
Sobre o que eu achei do pré-vestibular: Olha, pra mim teve prós e contras, mas foi muito bom ter praticamente à minha disposição professores tão bons e solícitos, sempre dispostos a ajudar com o que fosse preciso, isso foi essencial principalmente para redação, ter alguém que desse um feedback bem pessoal e não um geral de uma turma, como vemos sempre em cursinhos. Além disso, o ambiente, de estar com pessoas que passam pelas mesmas situações que eu passo no dia dia, cria um clima diferente do de um cursinho tradicional, onde as pessoas estão sempre competindo entre si. Ali estávamos todos sempre dispostos a nos ajudar, a conquista de um é a conquista do outro, é um clima bem mais leve para se preparar para um vestibular.
 
Como eu estou me sentindo? Eu estou muuuuuito feliz, muito mesmo, estar estudando na melhor universidade do país tendo vivido toda minha vida em condições péssimas em que o Estado não só abandona, como oprime diariamente traz uma sensação que não passa nunca. Lembro que chorei muito no ônibus indo pro meu primeiro dia de aula, pensei em tudo que vi acontecer ali onde moro e ainda vejo, pensei em familiares meus que praticamente não têm perspectiva de melhora e em como até meus pais já tiveram que catar comida do lixo para viver e como eu estou em uma baita universidade e na enorme responsabilidade que carrego por conta disso.
 
Em Acari, o projeto acontece em parceria com o coletivo Fala Akari e a Associação de Moradores de Parque Acari. Funciona na Paróquia Nossa Senhora de Nazareth e dos Mártires Ugandenses. Em 2019, iniciaremos a segunda turma com bastante esperança e empolgação, entendendo que o exemplo de Victoria contribui para o fortalecimento dos educandos do projeto.
 

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