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NIDES - Encontre-nos

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Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

cartaz recuperar para autogerir

 

24 de maio de 2021, às 10h00 no horário de Brasília.

 

Oradores/as:


Andrés Ruggeri  (Universidad de Buenos Aires/Universidad Nacional Arturo Jauretche, Argentina) «O caso argentino»
Anabel Rieiro  (Universidade da República, Uruguai)  «O caso uruguaio»
Vanessa Sígolo  (Universidade de São Paulo, Brasil) «O caso brasileiro»
Marcelo Vieta  (University of Toronto, Canadá) «Os casos italiano e canadense»
Dario Azzellini  (Cornell University, Estados Unidos) «O caso europeu»

 

Moderação: Flávio Chedid (UFRJ/CES)

 

Este evento faz parte de um conjunto de seminários organizados com o apoio do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (Ecosol/CES), Grupo de Pesquisa em Empresas Recuperadas por Trabalhadores (GPERT, Brasil) e do NIDES.

Seguem informações divulgadas pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC).

 

Apresentação

 

Uma das formas mais conhecidas de experimento da autogestão se dá a partir da conversão de empresas falimentares em coletivos geridos por trabalhadores. Esses casos serão abordados nesta mesa a partir de pesquisadores que atuaram em mapeamentos dessas iniciativas em países da América do Sul e da Europa. Além de apresentarmos um panorama geral dessas iniciativas no mundo, iremos debater questões conceituais e metodológicas que orientaram essas pesquisas.

 

Informações para acessar a sala no Zoom

 

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/83290386995?pwd=QXNaNm1oSGR3dTBmWm81eDJFYTRyQT09
ID da reunião: 832 9038 6995 | Senha de acesso: 553126

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

 

cartaz a perspectiva historica da autogestao

 

17 de maio de 2021, às 10h00 no horário de Brasília.

 

Orador: Cláudio Nascimento (Educador Popular)

Comentários: Maurício Sardá de Faria (Universidade Federal Rural de Pernambuco) | Moderação: Pierre Marie (CES/UC)

 

Este evento faz parte de um conjunto de seminários organizados com o apoio do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (Ecosol/CES), Grupo de Pesquisa em Empresas Recuperadas por Trabalhadores (GPERT, Brasil) e do NIDES.

Seguem informações divulgadas pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC).

 

Apresentação

 

Se o termo de “autogestão” apareceu nos anos 1950 para qualificar o sistema económico instalado na Jugoslávia de Tito, a noção carrega com ela uma longa trajetória de lutas pela emancipação social. Da Comuna de Paris de 1871 até as recentes recuperações de empresas por trabalhadores, a autogestão foi ao mesmo tempo uma prática de libertação e uma teoria propondo uma democracia económica, social e política. Nesta sessão inaugural, Cláudio Nascimento apresentará a trajetória histórica da autogestão, através da noção de ciclos.

 

Imegem de divulgação do evento.

 

A transmissão será na página do Soltec no YouTube.

Acesse diretamente pelo link: https://youtu.be/AHPmNdFE6NI

 

Para mais detalhes veja a programação.

Graduacao2020 2O Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferecerá as seguintes disciplinas para o período 2020.2 na graduação:

- NID101 - Tecnologia Social – turma: 14745 – professor Carlos Pereira – encontros: terça-feira, 10h às 12h;

- NID101 - Tecnologia Social – turma: 14746 – professor Gustavo Machado e Fernanda Araújo – encontros: terça-feira, 10h às 12h;

- NID102 – Gestão Participativa – turma 14772 – professores Felipe Addor e Gustavo Machado – encontros: quarta-feira, 10h às 12h;

- NID102 – Gestão Participativa – turma 14775 – professor Carlos Pereira – encontros: quinta-feira, 10h às 12h;

- NID103 - Trabalho e Formação Politécnica - turma 14767 – professores Fernanda Araújo e Gustavo Machado – encontros, segunda-feira, 15h às 18h.

 

Em alguns cursos das engenharias, além da gestão pública e defesa, essas disciplinas estão no currículo como optativas. Para outros cursos, os estudantes podem cursar em seus créditos livres.

 

NID101 - Tecnologia Social

O curso busca promover uma reflexão sobre a relação entre o desenvolvimento tecnológico e a sociedade, abordando de que forma as tecnologias podem servir aos propósitos de desenvolvimento social. Abordará, ainda, formas de avaliação dos impactos sociais das tecnologias. TÓPICOS DO CURSO: 1 – Tecnologia e desenvolvimento tecnológico: Reflexão histórica sobre o desenvolvimento tecnológico. O papel da universidade. Teoria Crítica da tecnologia. Não neutralidade da tecnologia. Tipologia de tecnologias. 2 - Tecnologia Social: Conceito de Tecnologia Social. Experiências de Tecnologia Social e estudos de caso (políticas públicas, economia solidária e iniciativas comunitárias). 3 – Avaliação de Tecnologias: Avaliação do impacto social de tecnologias.

 

NID102 – Gestão Participativa

O objetivo da disciplina é promover um debate sobre a questão da participação em diferentes ambientes, trazendo conceitos, reflexões e experiências que auxiliem uma ampliação da compreensão sobre gestão participativa. Embora pretende trazer uma reflexão aberta e ampliada, a disciplina enfoca o debate sobre participação em três esferas: governamental, analisando a relação entre Estado e Sociedade e os espaços de participação política; no território, trazendo o debate sobre as formas de gestão de recursos naturais; em empreendimentos produtivos, refletindo as práticas de produção cooperativa e todo o movimento que promove essas experiências. Para cada eixo, temos alguns conceitos-chave: (1) Participação e gestão pública: Democracia Participativa; Democracia na América Latina. (2) Recursos de uso comum; Sistemas sócio ecológicos; Gestão compartilhada de sistemas sócio ecológicos; (3) Economia solidária e social; Autogestão; Políticas Públicas; Empreendimentos sociais e Solidários; Redes; Empresas Recuperadas por Trabalhadores.

 

NID103 – Trabalho e Formação Politécnica

A disciplina “Trabalho e Formação Politécnica” busca explorar a articulação entre a formação de técnicos e tecnólogos, a formação acadêmica dos professores desses segmentos educacionais e a realidade material da sociedade, vista em perspectiva histórica, com sua organização dos espaços político-econômicos do trabalho. A busca e a afirmação do nexo entre, por um lado, a realidade local, a regional e a global e, por outro, as políticas públicas que norteiam a formação do cidadão - profissional no cenário tecnológico, constituem o campo da busca científica pretendida. Almeja-se produzir conceitos inovadores, com uso de tecnologias apropriadas, para uma ação emancipatória da sociedade para seu desenvolvimento.

 

Mais informações em: http://nides.ufrj.br/index.php/graduacao

imagem divulgação

 

Entre 16 e 19 de novembro de 2020 acontecerá o evento virtual Omoluwabi, fruto da parceria entre o NIDES, o Omuluwabi Yoruba Culture Institute e a Câmara de Desenvolvimento Educacional, Econômico, Comercial e Cultural Brasil+China+Nigéria. O evento se dedica a abordar a influência da cultura africana, especialmente a Yorubá, na construção identitária do Brasil.

Omoluwabi é um termo em Yorubá que vem da combinação entre Omu + Ti + Olu-Iwa + Bi podendo ser traduzido como "bebê que nasce do chefe do caráter” ou “o que cresce na virtude do caráter”. Neste momento em que questões de ordem socioambiental, econômica e política clamam por uma nova ética global, propomos a abordagem de tais questões sob a ótica do conhecimento, legado e ancestralidade negra.

Convidamos a tod@s a participarem das atividades do evento. Foi preparada uma programação variada, contemplando, a cada dia, uma temática específica, que será abordada por meio de palestras, debates, painéis e oficinas.

O evento é gratuito e aberto a tod@s. Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do Omuluwabi Yoruba Culture Institute no Youtube. Para participar não é necessário fazer inscrição, basta acessar o canal.

Conheça a programação completa, disponível no folheto do evento.

Nos vemos no Omoluwabi. Até lá!

 

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