Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A ACESSIBILIDADE: UM RESGATE HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS DE DE INCLUSÃO ATÉ A ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UFRJ

Allyne Marcelle dos Santos Pinheiro

Resumo:

O presente estudo tem como objetivo de pesquisa analisar e compreender o contexto das políticas de acessibilidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse objetivo nasce de um desejo mais amplo de compreender e refletir sobre o impacto do Modelo Social da Deficiência na discussão da acessibilidade nas universidades públicas brasileiras, bem como a representatividade desse vasto grupo de pessoas com deficiência no espaço dessas políticas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em duas plataformas de maior circulação científica: Biblioteca Virtual em Saúde - BVS e Portal de Periódicos CAPES/MEC. O levantamento ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2022, utilizando a combinação dos seguintes descritores: deficiência, modelo social da deficiência, acessibilidade e universidades públicas. O estudo foi conduzido em várias etapas. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica em bases de dados acadêmicos para embasar a pesquisa. Em seguida, foi feita a coleta de dados sócio-históricos que ajudaram a moldar as políticas de acessibilidade no Brasil, com foco na UFRJ. Isso incluiu a análise da legislação e das mobilizações internacionais e nacionais relacionadas à acessibilidade. Durante o processo, foram examinadas as leis de acessibilidade e como elas são aplicadas nas universidades públicas, bem como o papel da tecnologia assistiva nesse contexto. Além disso, foram conduzidas entrevistas com profissionais da UFRJ para obter insights e informações diretas sobre a situação da acessibilidade na instituição. Para aprofundar a compreensão da trajetória das políticas de acessibilidade na UFRJ, foi adotado o método de estudo de caso. Por fim, o estudo analisou o contexto mais amplo das políticas de acessibilidade no ensino superior e como essas políticas contribuem para a promoção da inclusão e cidadania.

Data e horário: Dia 11 de setembro de 2023, às 14h00.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ

Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) - NIDES/UFRJ