Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ONG LUTA PELA PAZ NA BUSCA PARA INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO E NA CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Maria José Caetano do Amaral

Resumo: Este trabalho traz uma reflexão sobre a atuação da Organização Não Governamental Luta pela Paz na transformação e inclusão social de população de baixa renda, focando especialmente no que tange à empregabilidade de jovens da comunidade Nova Holanda, situado no Complexo da Maré – Rio de Janeiro. A importância do tema reside em saber como uma ONG, localizada em um território marcado pela violência e discriminação, e diante da escassa oferta de trabalho em relação à grande demanda, principalmente vinda de jovens, oferece aporte para a inserção desses no mercado de trabalho. Acredita-se que as iniciativas sociais da Luta pela Paz são relevantes à sociedade e à região, dadas a falta de políticas públicas efetivas do Estado. Serão apresentados os pontos positivos e negativos dessa atividade, principalmente quanto ao alcance das expectativas da juventude no acesso ao emprego. A pesquisa abordará como a Instituição gerencia a interação entre as empresas privadas e os jovens na inserção do mercado de trabalho, em um cenário onde grande parte dos jovens de periferia enfrenta muitas dificuldades, como a baixa escolaridade, a paternidade precoce, o dia a dia de convivência com a violência. Esses fatores, somados a outros, afetam a possibilidade da empregabilidade, aumentando a informalidade, a subocupação e o índice de desempregados. Além de polarizar ações determinantes por parte de atores de outras instituições para transformação social de jovens e familiares. A pesquisa será desenvolvida usando-se variáveis quantitativas e qualitativas, a partir de entrevistas realizadas através do aplicativo “Google Forms”, com pessoas envolvidas com projetos. Será apresentada uma revisão bibliográfica que servirá de base para contextualizar o caso e discutir os resultados. A finalidade é desenvolver uma reflexão crítica a partir da atuação da ONG “Luta pela Paz” e de outras Instituições dentro de um espaço de disputa econômica, político (grupos dominantes), mas ao mesmo tempo, em um local de significação cultural, histórico e social. O processo de pesquisa foi realizado com o consentimento dos atores. Pretende-se identificar elementos importantes das percepções destes, contribuindo para o desenvolvimento do tema, podendo apontar para reflexões futuras sobre o assunto.

Data/Horário: 22/02/2022 às 14:00

Link: meet.google.com/xer-ghet-xve