Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

NIDES - Encontre-nos

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

TEL: +55 21 3938-7453

cartaz a perspectiva historica da autogestao

17 de maio de 2021, às 10h00 no horário de Brasília.

Orador: Cláudio Nascimento (Educador Popular)

Comentários: Maurício Sardá de Faria (Universidade Federal Rural de Pernambuco) | Moderação: Pierre Marie (CES/UC)

Este evento faz parte de um conjunto de seminários organizados com o apoio do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (Ecosol/CES), Grupo de Pesquisa em Empresas Recuperadas por Trabalhadores (GPERT, Brasil) e do NIDES.

Seguem informações divulgadas pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC).

Apresentação

Se o termo de “autogestão” apareceu nos anos 1950 para qualificar o sistema económico instalado na Jugoslávia de Tito, a noção carrega com ela uma longa trajetória de lutas pela emancipação social. Da Comuna de Paris de 1871 até as recentes recuperações de empresas por trabalhadores, a autogestão foi ao mesmo tempo uma prática de libertação e uma teoria propondo uma democracia económica, social e política. Nesta sessão inaugural, Cláudio Nascimento apresentará a trajetória histórica da autogestão, através da noção de ciclos.