O PROJETO DE EXTENSÃO ANIMA-MITO: SISTEMATIZANDO DIFERENTES APRENDIZAGENS NA ESCOLA MUNICIPAL DILERMANDO CRUZ
Norma Alves de Sales Santos
Resumo:
Ao longo da História da sistematização da aprendizagem escolarizada, os autores da área de ensino fizeram severas críticas ao modelo convencional aplicado, afirmando que estavam contribuindo para a manutenção da sociedade capitalista, objetivo observado desde o início de sua concepção institucional. Neste arcabouço, as crianças oriundas das classes populares, foram crescendo com defasagem no que se refere à aquisição de leitura, escrita, entendimento de textos e do mundo. Em contrapartida, os estudiosos contemporâneos vão legitimando o letramento, a interdisciplinaridade e a politecnia como propostas que extrapolam a fragmentação dos conceitos disciplinares e apontam estratégias de ensino e aprendizagem que abranjam a globalidade dos temas a serem contemplados, de acordo com a realidade com que se identifiquem e estudados com as contribuições das diferentes disciplinas. Tal abordagem sugere a formação de futuros cidadãos conscientes e profissionais atuantes no mercado de trabalho. A articulação entre trabalho intelectual e trabalho manual, resulta numa formação que, a partir do próprio trabalho social, desenvolva a compreensão das bases da organização do trabalho e a inserção social. Através da integração, interação e diálogo entre as diferentes disciplinas, ocorrem as reflexões individuais de cada estudante que acrescidas da intervenção de sua bagagem cultural vai solidificando suas concepções de aprendizagem. O objetivo será a formação plural do discente, que acontece também através das trocas realizadas nos espaços escolares. Esta estrutura requer intencionalidade nas intervenções pedagógicas, através do planejamento, organização de ações cotidianas e da oferta de estratégias que culminem na aquisição das habilidades e competências a serem adquiridas pelos estudantes para serem futuros agentes de transformação pessoal e social. Nesta perspectiva, a aprendizagem deve ser mediada por profissionais que acreditem primeiro em seu próprio desenvolvimento, em sua educação continuada, nas pesquisas que realiza, nos seus estudos contínuos e na transformação social dos estudantes sob sua responsabilidade percebendo que não é mais possível reproduzir os convencionais padrões escolarizados que continuem perpetuando e consolidando uma nação profundamente assolada por desigualdades sociais, econômicas e políticas, desemprego, miséria e desrespeito. Dessa forma, é imperativo que a instituição escolar seja reformulada para assumir uma proposta pedagógica que atue ativamente nas ações cotidianas dos estudantes, tendo a autonomia como instrumento, criando suas próprias metas para que alcance sua identidade cidadã e consiga se inserir de maneira mais igualitária no contexto sociocultural vigente. Minha inserção e trajetória na esfera pública de ensino sempre estiveram pautadas nas leituras e análises abordadas nos registros desses teóricos, fazendo analogia com a realidade encontrada no interior das salas de aula. Ao longo desses trinta e seis anos de magistério público, tais ponderações me levaram a formular questionamentos e hipóteses sobre o que é realmente importante ensinar aos aprendizes, para que sejam estudantes letrados e plenamente inseridos na realidade social. Diante dessas concepções, estudos e análises, realizadas ao longo do meu fazer pedagógico, me deparei com a proposta dos Projetos de Extensão, desenvolvidos por docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que serão objeto principal das minhas pesquisas e dissertação.
Data/Horário: 09/09/2024 – Segunda-feira - 16:30h
Como participar da vídeo chamada:
Link: https://meet.google.com/aps-qjnt-dak
Ou disque: (US) +1 541-897-2454 PIN: 201 859 488#
Banca:
Prof. Dr. Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado - Orientador -PPGTDS/NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Alexandre Palma da Silva - PPGTDS/UFRJ
Prof. Dr. Carlos Alexandre Pereira - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk - UFRJ
Prof. Dr. Pedro Ribeiro Martins - UFRJ