ANÁLISIS DE LOS DESAFÍOS METODOLÓGICOS PARA LA DIFUSIÓN DE PRÁCTICAS AGROECOLÓGICAS EN CHILE Y BRASIL, A LA LUZ DE LA METODOLOGÍA DE CAMPESINO A CAMPESINO
Lirayen Reyes Gálvez
Resumo:
Chile e o Brasil, possuem um contexto rural latino-americano comum no sentido dos imaginários sociais dominantes no campo e na agricultura. Países herdeiros de marcadas hierarquias, a história dominante tem sabido como manter invisíveis os conhecimentos e saberes das comunidades tradicionais, processo que Paulo Freire nomeou como “Educação Bancária”, e que podemos ver expressada nas diferentes esferas da vida.
Diante dessa necessidade de reconhecer o conhecimento e divulgá-lo, cria-se e propaga-se um processo pedagógico, que é a metodologia Campesino-à-Campesino. Este exercício prático e político, sustentado por e para organizações camponesas, busca resgatar as práticas e saberes de seus integrantes, fortalecer mecanismos de difusão da agroecologia e politizar a vida das comunidades para transformar sua realidade. Nesta pesquisa, dialogaremos com duas experiências latino-americanas incipientes, uma em Tirúa, Wallmapu, Chile e outra em Piraí, Rio de Janeiro, Brasil, analisando as possibilidades que a metodologia nos oferece ao trabalhar por uma transição agroecológica.
Data/Horário: 02/09/2024 – 10:00
Local: Sala ABC-112, Centro de Tecnologia - UFRJ, RJ.
Banca:
Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Fernanda Santos Araujo – NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Camila Rolim Laricchia – NIDES/UFRJ-Macaé
Prof. Dra. Iranilde de Oliveira Silva – MST-RJ