Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

  

A atuação do terceiro setor no saneamento rural no Brasil: o caso da ONG Global WaSH na Escola Municipal Padre Caetano no Distrito de Monte Verde de Minas (MG)

 

 

Raquel Machado Miranda

 

Resumo:

Os direitos humanos à água e ao saneamento, embora garantidos por lei federal no Brasil, não são disponibilizados a toda a população brasileira, e quando se trata de áreas rurais, os números tendem a piorar. Na ausência do Estado, organizações do terceiro setor se debruçam sobre a temática para traçar estratégias de engajamento comunitário no tema e, a depender do contexto, buscar soluções alternativas em parceria com atores locais, articulando e pressionando o poder público para que possam avançar na resolução do problema. O presente estudo teve como objetivo analisar como funciona a gestão de um projeto de mobilização social pelo direito ao saneamento e as tecnologias sociais utilizadas no projeto piloto em Monte Verde de Minas, distrito de Juiz de Fora, em Minas Gerais, incluindo a ação da ONG Global WaSH. Trata-se de uma pesquisa-ação de que a autora fez parte como voluntária, além de pesquisadora. Para chegar às discussões e resultados, foi feita a triangulação das seguintes ferramentas metodológicas: relato de experiência, sistematização da experiência e entrevistas. A pesquisa contemplou: o momento em que a ONG recebeu uma busca ativa pela sua atuação; sua entrada no território; a articulação com atores locais; a busca de parcerias para realização do projeto; o planejamento de atividades com a temática de Água, Saneamento e Higiene (WaSH), primeiramente dentro da Escola Municipal Padre Caetano, contemplando professores e estudantes; a criação de um comitê popular de governança da água; e o planejamento e a execução da tecnologia de um filtro lento como barreira sanitária para melhorar a qualidade da água distribuída na escola. Foram identificadas as propostas exitosas bem como aquelas que não trouxeram os resultados esperados. Como considerações finais, são feitas sugestões para melhores práticas para ONGs no atendimento ao saneamento em comunidades rurais.


 

Data e horário:  Dia 28 de maio de 2024, as 14:00

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco D, Sala D202

 

Banca:

Heloisa Teixeira Firmo – Orientadora - NIDES/UFRJ

Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado – Coorientador- NIDES/UFRJ

Renan Finamore Gomes da Silva – Membro interno - NIDES/UFRJ

Tatsuo Carlos Shubo – Membro externo - Fiocruz

Bianca Dieile da Silva – Membro externo - Fiocruz

 

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ