Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

Pesquisar

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

 
Dando início a uma série de entrevistas com os Mestres do Programa de Pós - Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS), conversamos com a Laise, estudante que defendeu a sua dissertação em 2019, sobre a cultura da cervejaria artesanal e políticas públicas. 
 
Laise Buranelli Soarestem MBA em Gerenciamento de Projetos (UCSal), cursou Relações Públicas (UNEB), é Técnica em Edificações (FISS), se tornou Mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pelo NIDES/UFRJ em 2019 e hoje atua como assessora de comunicação para uma cervejaria artesanal de Salvador-BA, sua terra natal.
 
 
A escolha do PPGTDS como programa de Mestrado...
 
Como conta Laise, foi procurando por um mestrado que pudesse abarcar  a área de Políticas Públicas, para além do campo sociológico, que encontrou na proposta do PPGTDS, linhas de pesquisa e grade curricular que poderiam oferecer conhecimento e vivência em tecnologia social para além da teoria.
 
Através desta oportunidade, Laise acreditava  também que um mestrado profissional e interdisciplinar estaria mais condizente com a proposta de solução social que  gostaria de apresentar, assim como a carreira que pretendia seguir.
 
O tema central da pesquisa escolhida, então, foi Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, Laise utilizou como base outro grande tema:  Políticas Públicas.
 
Explicando de forma breve o seu trabalho, Laise destaca: "tendo me envolvido com os estudos e o empreendimento de cultivo de lúpulo na Região Serrana Fluminense, além da rede de cervejarias artesanais no Estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2017 e 2018, adotei este ramo de atividade como objeto de estudo, o que me levou à dissertação de título APOIO À CULTURA CERVEJEIRA ARTESANAL: PERSPECTIVAS DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS, cujos resultados são: uma revisão bibliográfica que percorre desde a história da cerveja no Brasil e no mundo até a formulação e promulgação das mais recentes leis de incentivo à cultura de cerveja artesanal, mapeamento dessa legislação no Brasil, levantamento de pesquisas científicas já concluídas, de estudos do mercado cervejeiro e produtos similares, depoimentos de especialistas e a sistematização de vivências participativas, além de entrevistas com os diversos públicos envolvidos.
 
Como produto final e sistematizado, Laise produziu uma Cartilha Consultiva contendo premissas para a construção ou adequação das Políticas Públicas, a fim de que gerem normas de gestão social correspondentes às expectativas, necessidades e capacidades dos diversos beneficiários, além da possibilidade de evoluir conjuntamente com o mercado."
 
E para finalizar essa entrevista, Laise também conta acreditar que a sua dissertação conseguiu, sim, trazer contribuições para o desenvolvimento social. Isso porque,além de trazer discussões sobre temas amplos, complexos e atuais como o Desenvolvimento Sustentável e as Políticas Públicas, os estudos feitos em campo podem contribuir para o fomento do recente negócio das cervejas artesanais brasileiras. A Cartilha Consultiva, como o nome já diz, seria mais uma fonte, mas apresenta-se, antes de tudo, como instrumento provocador. Ela traz resultados das pesquisas feitas que puderam ser entregues aos públicos envolvidos das cidades de Teresópolis e Nova Friburgo (RJ) e até Salvador - BA (nos anos de 2019 e 2020, o que oportunizou a muitos de seus leitores repensar suas estratégias de sobrevivência contando, inclusive, com as sequelas econômicas da pandemia de Covid-19). Seu produto é portanto, não somente instrutivo, mas permite que seus tópicos possam ser adaptados para diversas realidades, tornando-se mais uma fonte de dados quantitativos e qualitativos para os debates participativos, tão necessários, entre governo, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa, associações representativas e sociedade.
 
 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ