Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

Pesquisar

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

dsb

O Nides divulga vagas no projeto de extensão Desafio Solar Brasil - DSB. 

 
O DSB - é um projeto de barcos movidos à energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviços, recreio ou transporte de passageiros. 
 
O projeto ocorre há nove anos em diferentes locais do Brasil. Em alguns momentos houve mais de uma mostra por ano, sendoque este ano será realizada a 14° edição organizada pelaequipe de execução. O projeto busca contribuir com a formação dos alunos, promovendo a utilização do aprendizado em sala de aula para solucionar problemas reais de engenharia, uma vez que os barcos movidos a energia solar construídos pelas equipes parceiras devem funcionar em condições de competição. Durante o evento as embarcações ficam expostas e acessíveis a população da cidade assim como pôsteres de trabalhos acadêmicos que são afixados em praça pública, divulgando aos passantes as facilidades e benesses da utilização da energia fotovoltaica. O ambiente de integração com o público alvo promove uma troca de saber impossível de ser realizada por qualquer meio de comunicação, proporcionando a visualização dos resultados das pesquisas de uma equipe pela outra e formando novos grupos de discussão de projetos. 
 
Para a organização do DSB é necessária uma equipe diversificada nas áreas de náutica, elétrica, naval e produção. 
 
Com relação a carga horária semanal, a organização do projeto ajusta as atividades para serem feitas em uma média de 4 horas semanais, totalizando 60 horas semestrais. O DSB tem uma sala de organização localizada no LAFAE, sala I 154 do CT, e a presença no local será negociada de acordo com as atividades a serem realizadas, ou seja, é bastante flexível.
 
No link abaixo há um arquivo com a descrição das atividades a serem exercidas. Lembrando que as horas de extensão serão registradas como Requisitos Curriculares Suplementares (RCS) e a participação não está vinculada à concessão de bolsas. Os cursos mencionados são apenas um direcionamento, caso você seja de outro curso e tem interesse pelas atividades mencionadas será muito bem vindo!
 
 
Se interessou pelo projeto? Manda um email pra gente que tiramos as dúvidas que você tiver! 
 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
No dia 19/04 de 11:00 às 13:00 haverá uma palestra na sala H-227 do CT para aqueles que quiserem conhecer melhor o projeto e tirar suas dúvidas.
 
O processo será realizado através de manifestação de interesse por email e posteriormente uma entrevista a ser agendada. 
 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ