IMG 9287
Um dos grandes desafios para o Soltec, assim como para outros programas do NIDES, durante esse período pandêmico, foi a tentativa de combinar os processos de integração e formação que estavam completamente ligados às nossas imersões nos territórios de atuação.

As atividades do Soltec, de alguma maneira, sempre buscaram criar e fortalecer os laços de confiança e afeto, que marcam a identidade do núcleo desde a sua fundação. O distanciamento social, portanto, extremamente necessário para o enfrentamento do Covid-19, se mostrou uma enorme ameaça à manutenção dessa essência.

Para lidar com as novas possibilidades de interação, tivemos que nos reinventar, reativamos o canal do YouTube, movimentamos nossas redes sociais e promovemos uma série de atividades, na tentativa de articular todas as ações que conseguimos manter ativas de forma remota.

O final de semana do dia 23 de outubro, no entanto, depois de um longo período afastados do campo, marcou um retorno gradual e cuidadoso das nossas visitas ao campo. Dessa vez, nos juntamos ao Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) Luiza Mahin, da Faculdade Nacional de Direito, para apoiar um parceiro em comum: o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, no acampamento Cícero Guedes.
IMG 9304

O acampamento fica em Campos dos Goytacazes, na Usina Cambaíba, um território formado por sete fazendas que somam cerca de 3.500 hectares. Em 1998, a área foi decretada pelo governo federal para fins de reforma agrária. Anos mais tarde, em 2012, o local foi considerado improdutivo pela Justiça. Em junho desse ano, a Justiça Federal autorizou a desapropriação do local, que é alvo de disputa há mais de 21 anos, destinando a área ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para assentar famílias camponesas.

O Caci (projeto Campo Cidade), assim como os estudantes que compõem o TGARF (Tecnologia e Gestão em Assentamentos da Reforma Agrária), bloco de projetos que apoiam a reforma agrária e formam parceria com o LITS (Laboratório de Tecnologia Social da UFRJ Macaé) e a UNIRIO, estiveram presentes, fortalecendo os laços da nossa assessoria técnica.

Para esse retorno, contamos com o apoio para a testagem de todos os estudantes no CTD (Centro de Triagem Diagnóstica) do CCS (Centro de Ciência e Saúde da UFRJ), além do transporte universitário, como protocolo necessário para a visitação.

IMG 9315IMG 9325

FlyerSelecaoCestas

Chamada pública do Projeto de Extensão TIC-DeMoS

O resultado da chamada pública se encontra em http://www.cestaagroecologica.com.br

CapaRelatorioCaci2020

O projeto de extensão Campo-Cidade do Soltec lança em parceria com o projeto Assessoria técnica aos coletivos de produção da agricultura familiar do Departamento de Engenharia de Produção da UNIRIO o relatório de pesquisa “Experiências de Comercialização de Cestas da Agricultura Familiar no Rio de Janeiro” desenvolvida entre outubro de 2019 à julho de 2020. Clique aqui ou na imagem ao lado para baixar.

A pesquisa traz breves contribuições e reflexões sobre o cenário de organização da comercialização, em formato de cestas, de alimentos orgânicos e agroecológicos oriundos da agricultura familiar na cidade do RJ.

O relatório foi construído com base no mapeamento e análise das experiências concretas em diálogo com bibliografias existentes da área.

FlyerSelecaoCestasChamada pública do Projeto de Extensão TIC-DeMoS

Estão abertas, até o dia 29 de novembro de 2020, as inscrições para assessoria na confecção de sites para vendas de cestas agroecológicas, pelo Projeto Tecnologias da Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais (TIC-DeMoS) do SOLTEC/NIDES/UFRJ.

A proposta dessa chamada pública é promover a inclusão de projetos ou iniciativas de venda de produtos agroecológicos no comércio eletrônico (encomendas pela internet).

Podem participar iniciativas, projetos, ações, práticas, cooperativas, redes e coletivos que tenham um processo de comercialização de produtos agroecológicos estruturado.

Mais informações em http://www.cestaagroecologica.com.br

Ciclo16 1O Ciclo de Palestras Virtuais do Soltec trará para a nossa próxima mesa virtual, no dia 13 de julho, o tema Desenvolvimento, Colonialidade e Ecologismo dos Pobres. Como convidadas: Tainá de Paula, arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, Vice-Presidenta de Relações Institucionais do IAB-RJ; Tatiana Nascimento, cantora, compositora, escritora, tradutora, publica livros artesanais de autoras negras y/ou LBTQIs pela Padê Editorial e Pâmela Carvalho, coordenadora na Redes de Desenvolvimento da Maré, pesquisadora ativista das relações raciais e de gênero e dos direitos de populações de favelas e fundadora do Quilombo Etu.

O encontro será mediado por Carlos Alexandre R. Pereira, professor do NIDES, e visa promover o debate sobre possibilidades de desenvolvimento frente as relações de colonialidade que persistem em gerar desigualdades sociais e problemas ambientais em países subdesenvolvidos. Realidade essa, que é abordada pela corrente do Ecologismo dos Pobres, que se fortaleceu na busca de alternativas viáveis de desenvolvimento social, na defesa da educação ambiental crítica e da justiça social e ambiental.

Serão abordadas as bases estruturais e históricas do racismo e de como ele atuou/atua para viabilizar o desenvolvimento econômico, bem como a utilização de tecnologias na promoção do desenvolvimento social.

Segunda-feira, às 15h, no canal do Soltec no Youtube (youtube.com/soltecufrj).

Ciclo16 2 Ciclo16 3
Ciclo16 4 Ciclo16 5