ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSO DE APOIO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL DO GRANDE RIO DE JANEIRO
ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSO DE APOIO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL DO GRANDE RIO DE JANEIRO
As Organizações Não Governamentais (ONGs) e os negócios de impacto social enfrentam inúmeros desafios para a implementação de seus projetos e processos de maneira contínua e permanente. A comunicação e o marketing mostram-se como áreas de vital importância para o seu posicionamento e possibilidade de alcançar resultados esperados em diversos aspectos, dentre eles, a captação de recursos, atração de novos voluntários, aumento do volume de vendas, divulgação das ações, dentre outros. Visando contribuir com os empreendedores de negócios sociais e ONGs, esta pesquisa desenvolveu uma nova proposta de modelo de negócio para a Colaboradora, uma iniciativa capaz de fomentar a capacitação na área de marketing e comunicação estratégica, tendo como base a metodologia de “Stage-Gate”, que estrutura novos processos através de cinco estágios de desenvolvimento e portões de avaliação, somadas as ferramentas Design Thinking, Análise SWOT, Business Model Canvas, Produto Mínimo Viável (MVP), Mapa de Empatia e Teoria da Mudança. Iniciando-se em uma revisão bibliográfica que percorre as raízes do desenvolvimento do Setor 2.5 e Terceiro Setor no mundo e no Brasil, até a utilização de uma pesquisa exploratória com quatro empreendedores sociais do Grande Rio de Janeiro, buscou-se apresentar as principais características, necessidades e ofertas de serviços nas áreas de comunicação e marketing para este público. O contexto territorial e a oferta atualmente existente impactam diretamente na valorização e na percepção que os empreendedores sociais demonstram diante do impacto de comunicação e marketing para suas atividades. A pesquisa implementa um piloto de atuação direto ao público alvo, através do lançamento de um ebook e um curso online, que impactaram diretamente mais de 200 organizações sociais, assim como desenvolve um plano de ação para o desenvolvimento pleno da Colaboradora no período de 6 meses.
Defesa da mestranda Rose Lane Loureiro Gadelha de Azedias
ANÁLISE NEUROEDUCATIVA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DISLÉXICOS ADULTOS DE VIDA ACADÊMICA ATIVA
Rose Lane Loureiro Gadelha de Azedias
Resumo: A dislexia é um distúrbio de aprendizagem nas áreas de leitura, de escrita e de soletração e cerca de 10% da população brasileira tem esse transtorno. Essa dificuldade está presente na vida acadêmica adulta, e hoje se enxerga nas Universidades. Através de políticas públicas promove-se a garantia da não evasão e assim torna-se possível concluir o ensino superior. Neste sentido, o objetivo da presente pesquisa é o de traçar qual e quais são as necessidades para a construção de recursos de tecnologia assistiva que possam servir como meios auxiliares para tornar mais eficientes as atividades de leitura e de escrita. Esta ação permitirá que se viabilize uma formação que vise a discussão sobre recursos de comunicação menos penosos para as pessoas com dislexia. Por meio das respostas dadas a um questionário, será possível averiguar as funcionalidades de aprendizado predominantes entre os respondentes, cujas dificuldades e estratégias para contorná-las variam de indivíduo para indivíduo. A maioria dos participantes são estudantes universitários e apresentam um déficit de atenção na leitura e perde a sequência de leitura em textos longos. Após analisar as respostas, os estudantes declararam lançar mão de uma grande diversidade de estratégias para escrever e ler apropriar-se de recursos tecnológicos dentre outras possibilidades. Ademais, buscou-se avaliar o potencial assistivo atribuído por eles a diversas ferramentas de suporte e opções, voltadas para questões funcionais de atenção, memória, organização e viso motores. Apesar da riqueza dos resultados obtidos, considera-se que o principal produto desta pesquisa foi o estabelecimento de eixos condutores para futuras pesquisas e para a obtenção se um despertar para uma análise mais funcional do aprendizado em relação à Tecnologia Assistiva para Educação.
Palavras-Chave: Dislexia, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade.
Data e horário: Dia 25 de Fevereiro de 2021, às 17:00.
Local: https://meet.google.com/
Banca:
Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear (orientador)
Prof. Dr. Paulo Cezar Maia – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. José Antonio dos Santos Borges
Prof. Dr. Jomar Gozzi
Seleção PPGTDS - Turma 2021
Roteiro de elaboração de pré-projeto
Correção dos links do anexo 2 - bibliografia
Retificação do Edital - Inscrição em formulário online
Orientações para envio dos arquivos online
Estrutura de arquivos para anexar no formulário online
Homologação de Inscrição após recursos
Requerimento de Reconsideração
Resultado da Prova Escrita após recursos
Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto
Resultado Final - Seleção Turma 2021
Requerimento de Reconsideração (os pedidos serão aceitos até 23:59 do dia 10/4/21)
Homologação do Resultado Final
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Defesa do mestrando Rubens Marcellino Lyra
CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE APOIO: Espaço de Comercialização Terra Crioula e a construção de um sistema de vendas de cestas da reforma agrária
Rubens Marcellino Lyra
Resumo: Esta pesquisa se constitui em estudo qualitativo e tem como o objetivo realizar uma análise conceitual e metodológica da prática de extensão tecnológica voltada para o desenvolvimento do sistema de apoio à comercialização de cestas de reforma agrária. Para tal, conta com a sistematização de experiência do projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio de Janeiro. O projeto foi realizado com o Espaço de Comercialização Terra Crioula (ECTC), durante o ano de 2018, onde foi realizado um estudo de campo e desenvolvido dois protótipos de sistemas de apoio à comercialização em diferentes plataformas. Foram obtidos dados através de pesquisa documental, observação participante durante o desenvolvimento do projeto, e realizadas entrevistas semiestruturadas após a sua conclusão. A partir disso foi realizado diagnóstico sobre a organização do ECTC e suas frentes de trabalho, com enfoque especial para a organização da comercialização de cestas, e a recuperação do processo vivido do desenvolvimento do projeto. Como suporte teórico foi realizada a revisão bibliográfica sobre comercialização e agricultura familiar, e os principais conceitos que envolvem a prática de extensão tecnológica, entre eles, a crítica freiriana da extensão, a teoria crítica da tecnologia e a adequação sociotécnica como ferramenta de operacionalização do desenvolvimento de tecnologias sociais. Concluímos a análise com apontamentos de algumas considerações e questões para se levar em conta no desenvolvimento de experiências similares.
Data/Horário: 25 de Fevereiro de 2021, às 14:00.
Local: Defesa remota por videoconferência. https://meet.google.com/yxd-
Banca:
Profª. Dra. Heloisa Teixeira Firmo (orientadora) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Felipe Addor (coorientador) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear - NIDES/UFRJ
Dra. Iranilde de Oliveira Silva - UFRRJ
Profª. Dra. Fernanda Santos Araújo - NIDES/UFRJ
Seleção PPGTDS - Turma 2022
Roteiro de elaboração de pré-projeto
Orientações para envio dos arquivos online
Estrutura de arquivos para anexar no formulário online
Ficha de inscrição (link para inscrição online)
Requerimento de Reconsideração
Resultado da Prova Escrita após recursos
Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto
Resultado Final - Seleção Turma 2022
Requerimento de Reconsideração (os pedidos serão aceitos até 23:59 do dia 10/2/22)
Homologação do Resultado Final
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